Na cidade de Santa Maria - RS, além dos profissionais da Psicologia que prestam serviços para a Prefeitura, ainda outros ajudaram ou estão ajudando como voluntários. O código de ética do Psicólogo afirma que o profissional deve prestar serviços a comunidade em situações de calamidade pública ou emergência sem visar benefício pessoal.
Dessa forma, psicólogos contratados ou voluntários, a princípio realizaram atendimentos domiciliares e clínicos num centro montado no CAPS da cidade. O atendimento continuado, segundo a conselheira do CRP-07 Vania Fortes, vai se estender por mais 6 meses. Também estão colaborando na organização comunitária e social dos afetados.
Em Campo Grande, foi realizado dia 30/01/2013 pelo CRP-14, um evento chamado Psicologia das Emergencias e desastres, para levantar discussões sobre o tema. Compareceram 50 pessoas, entre profissionais e estudantes.
Existe uma organização que presta auxilio para estes acontecimentos que é a Associação Brasileira de Psicologia em Emergências e Desastres (Abrapede). Os profissionais podem se cadastrar para atendimentos voluntários no seguinte endereço www.crprs.org.br/voluntariossm.
Leia mais em:
http://www.abrapede.org.br/
http://site.cfp.org.br/atendimento-continuado-e-foco-de-psicologas-os-que-estao-atuando-em-santa-maria/