Muito se sabe sobre as peculiaridades e dificuldades enfrentadas pelos chineses por questões financeiras e politicas que envolvem seu país, no entanto, a saúde mental na região também está em crise, principalmente nas áreas rurais.
O portal G1 da globo, noticiou hoje a situação vivida por uma família da cidade de Jiangxi. Eles decidiram há 11 anos, manter o cidadão Wu Yuanhong de 42 anos, enjaulado em sua residência. A justificativa foi que ele foi diagnosticado como esquizofrênico aos 15 anos de idade e matou uma criança espancada.
Certamente muitas pessoas poderiam culpar a família, dizer que esta sociedade esta ignorando as lutas antimanicomiais ao redor do mundo. Contudo, cabe a reflexão: Como uma família que esta dependendo da ajuda do governo, que por sua vez, não esta conseguindo mandar recursos e mão-de-obra qualificada para atender problemas mentais nas zonas rurais, poderia impedir este homem de cometer mais algum crime?
Não pretendo tomar partido, apenas provocar um questionamento antes do julgamento. O governo poderia usar melhor suas verbas? Os estudantes chineses tem interesse em estudar Psicologia ou Psiquiatria? A família esta sendo injusta? A família não estará sofrendo mais que qualquer outro que os aponte? Enfim, a questão é complexa e é provável que ainda se encontre similaridades no nosso Brasil. Fica então o voto de esperança e força para que esta família encontre melhores possibilidades.
Leia mais em: