O dia internacional da mulher é comemorado em 08 de Março para homenagear a mulheres russas que lutaram por melhores condições de trabalho, vida e questões políticas na primeira guerra mundial e também para relembrar tantas conquistas realizadas por mulheres ao longo do século XX.
Ao longo do tempo esta data também ganhou grande valor comercial no ocidente, contudo, é válido aproveitar o momento para uma reflexão a respeito da contribuição de grandes mulheres em especial no universo psi.
Ana Freud como o sobrenome sugere é filha do Dr. Sigmund Freud que dispensa apresentações. Ela foi objeto de pesquisa do pai e ao crescer inspirada por ele, estudou a psicologia dando especial atenção aos estágios do desenvolvimento infantil, posteriormente lançou o livro O ego e os mecanismos de defesa, entre outras obras.
Melanie Klein foi uma psicanalista austríaca que desenvolveu sua própria teoria psicanalítica que ganhou ampla aceitação e influenciou muitos estudiosos. Lançou diversas obras de destaque. Em 1955 foi inaugurada a Fundação Melanie Klein.
Judith Beck é filha de Aaron Beck, fundador da psicologia cognitiva. Ela fez carreira na área pedagógica e desenvolveu importantes estudos na área da psicologia cognitiva. Além de mais de 20 publicações notórias, ela lançou o livro Cognitive Therapy: Basics and Beyond, traduzido em mais de 20 línguas.
Laura Perls foi esposa de Fritz Perls. Juntos desenvolveram uma abordagem psicoterápica chamada Gestalt-Terapia que é um método humanista. Deixou contribuições teóricas e práticas relevantes, das quais a sua obra de 1965 intitulada Gesltalt Therapy.
Silvia Lane representa a luta brasileira por uma psicologia latino-americana. Ela estudou inicialmente filosofia e acreditava que a ciência não tinha valor se não estivesse diretamente relacionada à realidade. Fundou a associação Brasileira de Psicologia Social e ocupou importantes cargos na PUC de São Paulo. Uma de suas principais obras é o livro O que é Psicologia Social.
Ana Freud
Melanie Klein
Judith Beck
Laura Perls
Silvia Lane