O Sindpsi convoca psicólogos para reunião em PARNAÍBA dia 01 de Maio
para discussão da lei estadual da jornada de trabalho de 30 horas, piso
salarial e apresentação do sindicato, na biblioteca do Caps ad às 17
horas.
Total de visualizações de página
terça-feira, 29 de abril de 2014
sábado, 12 de abril de 2014
Freud X Valesca Popozuda
A palavra recalque esta em alta, literalmente na boca do povo! Esta popularização é vista com bom humor por muitos e de forma assustadora para outros. Graças a Valesca Popozuda, cantora de funk, certamente quase toda a população brasileira ouviu falar em recalque, mas Freud também merece ser lembrado neste momento histórico.
O Neurologista Sigmund Freud fundador da Teoria Psicanalítica, no final do século XIX, desenvolveu o conceito de recalque como de fundamental importância para explicação do funcionamento psíquico e um dos pilares da teoria psicanalítica, expandindo-o para recalque primário e secundário. O significado a grosso modo seria um processo psíquico de defesa do eu, no qual pensamentos, lembrança, ideais de sujeito entre outras são incompatíveis com o ideal de Eu em estado de vigília ou consciente. Havendo a necessidade destes conteúdos sofrerem distorções ou condensações para ultrapassar a barreira do recalque, que consiste em um filtro entre o estado inconsciente e consciente.
Valesca Popozuda, no século XXI, desenvolveu uma música chamada Beijinho no Ombro, na qual ela afirma "Não sou covarde, já tô pronta pro combate, Keep Calm e deixa de recalque. O meu sensor de periguete explodiu. Pega sua inveja e vai pra… Beijinho no ombro pro recalque passar longe".
A versão popular do termo pode ter múltiplos significados como ressentimento, inveja, a depender do contexto. Diversas psicopatologias ou transtornos já se popularizaram em versão leiga como Hiperatividade, Bipolaridade, Depressão, entre outros. Portanto, o ponta pé inicial se deu antes da música mas esta, sem dúvidas, está dividindo opiniões.
Assinar:
Postagens (Atom)