Total de visualizações de página

domingo, 9 de outubro de 2011

Psicologia Humanista

Surgiu no início da década de 1960 e é considera a terceira força da Psicologia - as forças anteriores são Psicanálise e Behaviorismo ou Psicologia Comportamental. Segundo Schultz (2005) a Psicologia Humanista enfatiza o poder do homem, suas aspirações positivas, a experiência consciente, o livre arbítrio, não determinismo, a plena utilização do potencial humano e a crença da integridade da natureza humana.
Ainda segundo o mesmos autores, esta escola de pensamento refletia o descontentamento manifestado na década de 60 contra o pensamento mecanicista e materialista. Eram dissidentes da Psicanálise ortodoxa com o enfoque humanizador no aparelho psíquico. O humanismo tem como "pai"  o teórico Abraham Maslow (1908-1970) que lutou pela respeitabilidade acadêmica de seu estudo, defendo seus ideais que conceituaram a Auto-realização e a famosa pirâmide das necessidades.
Em 1962 foi fundada a AHP (American Association for Humanistic Psychology), Associação Americana de Psicologia Humanista, que se tornou a força impulsionadora do movimento. Filosoficamente baseia-se a psicologia humanista sobretudo no humanismo, no existencialismo (Jean-Paul Sartre, Martin Heidegger) bem como na fenomenologia (Edmund Husserl) e na autonomia funcional (Gordon Allport).

Referências:
Penna, Antonio G.(1991) História das Idéias Psicológica, 2a ed, RJ imago.
Schultz, Duane &Sydney. (2005) História da Psicologia Moderna. 12a ed, Sp, cultrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário