Total de visualizações de página

sábado, 10 de março de 2012

Protesto de ciclistas e Psicologia do Trânsito


   Saiu no site G1.globo.com, o manifesto de ciclistas chamado de bicicletada nacional, realizado este mês em Aracaju, Brasília, Curitiba,  Vitória, João Pessoa, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e em outras cidades, contra a violência no trânsito, devido ao atropelamento de três ciclistas em diferentes cidades. Os cartazes continham frases como: sua pressa vale uma vida?
    Tal comportamento por parte das pessoas que fazem o trânsito, sejam os motoristas contra motociclistas, contra ciclistas, contra pedestres, todos estão relacionados e isto diz respeito aos profissionais de psicologia, pois estão envolvidos com o transito. Eles podem avaliar o perfil ideal de um condutor no processo para adquirir a carteira nacional de habilitação por meio dos testes psicotécnicos, mas também, estudar e pensar propostas de reeducação.
    A violência, a imperícia e o sentimento de superioridade no condução de um veículo, são ingredientes que influenciam as pessoas no transito cotidianamente. Outro interessante aspecto é que os homens do grupo etário de 15 a 25 anos, são os mais envolvidos em acidentes e estes tendem a se tornar um caso de saúde pública, enquanto isso as mulheres mostram índices mais cuidadosos. As empresas de seguros estao atentas a tais características e revertem no bolso do usuário do serviço.
     Os condutores demonstram muitos traços de sua personalidade no trânsito, dependendo do quão possante é o veículo há quem se sinta poderoso, o estresse do aglomerado e engarrafamentos ainda contribuem também. É certo que se deve pensar em educar as pessoas desde a infância sobre estas questões, pois, já são pequenos cidadãos. O trânsito é coletivo e não individual, é um ambiente compartilhado.

Leia mais em:

3 comentários:

  1. Taís Parabéns pela iniciativa. Quem apresentou-me seu trabalho foi uma pessoa chamada Tânia, a qual esteve com minha família no último fim de semana em Luís Correia. Raphaelsilva.pi@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Raphael, essa pessoa que falou com vc é coruja né? Obg pelo apoio e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Taís, parabéns pelo site e pelos textos! Tb fui apresentado ao site através dessa coruja acima citada, heheh!
    Bj

    ResponderExcluir