Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de março de 2013

Catherine Zeta Jones, transtorno bipolar e as dificuldades nas relações


Catherine Zeta-Jones contou ao mundo que sofre de transtorno bipolar, com o objetivo de encorajar as pessoas a buscarem tratamento Foto: Getty Images

O transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica conhecida por ter alternâncias de comportamento maníaco e depressivo. Cada pessoa pode ter estes episódios alternados ou uma característica mais presente. Não necessariamente  os episódios e crises irão se alternar. Podem também haver vários níveis de crise e consequentemente quem é mais ou menos afetado. 
A melhor maneira que a pessoa com transtorno bipolar tem para se cuidar é o auto-conhecimento, pois, quanto maior for esta noção de si e acompanhamento médico, mais chance a pessoa tem de identificar se está entrando em crise e poderá assim tomar providências.  Há quem tenha poucas crises na vida e há quem frequentemente esteja em desequilíbrio. Por exemplo, Catherine Zeta Jones, britânica, nascida no País de Gales, apesar de bipolar, conseguiu se tornar uma famosa atriz e ganhar Oscar.
Cuidado com que profissional esta lhe avaliando,  pois se sabe de casos em que uma pessoa está triste devido a algum acontecimento e nestas ocasiões procura um massoterapeuta ou algum terapeuta de reich ou outras terapias holísticas, e a pessoa por não ser psicólogo nem psiquiatria e querer ajudar, pode resolver dar palpites sobre você e hipóteses diagnóstica. Pode ter sido a boa vontade e experiencia em lidar com pessoas com o comportamento similar, mas este não esta gabaritado para tal, então não se chateie, procure profissionais da saúde mental para lhe acompanharem e desde que seja diagnosticado e tome seus estabilizadores de humor e se preciso antipsicóticos ou antidepressivos. A partir dessa medida básica,  pode ficar a vontade para praticar o esporte, atividade ou terapia holística que quiser.
Geralmente se diagnosticam mais pessoas bipolares a partir da adolescência e um fator que pode atrapalhar os diagnósticos é que geralmente os sintomas passam desapercebidos porque se associam os comportamentos a fases da vida como na infância a birra, na adolescência a atitude de querer ser diferente. Enfim, nem tudo é fase, muitas psicopatologias vão ganhando maiores proporções porque além de não observadas a pessoa ainda é repreendida. Uma birra pode ser muito mais que isso, pode ser um sintoma, sinalizar algo. 
As relações das pessoas com transtorno bipolar são delicadas pois familiares e amigos devem buscar conhecer e compreender a doença.  Há quem tenha dificuldade para ter relacionamentos amorosos longos e ate tenha dificuldade em estudar, trabalhar e seguir rotinas.
Cuidado com a pessoa que pode estar em crise ou surto,  pois se a pessoa não contar com a compreensão dos que estão a sua volta e um acompanhamento médico,  ela pode estar tomando medicação errada e até cometer suicídio,  pois já se tem notícias de vários casos.
Milhares de pessoas sofrem com esse mal e centenas não procuraram ainda profissionais. A atriz Catherine Zeta Jones sofre desse mal e resolveu revelar para a imprensa, para que mais pessoas possam com naturalidade procurar ajuda.

Acesse o site da Associação de Apoio aos doentes depressivos e bipolares:
www.adeb.pt

Leia sobre Catherine Zeta Jones e a bipolaridade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário