Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Do feto ao afeto


        Independentemente da idade em que a mulher engravida, acontecem uma série de mudanças bio-psico-sociais em sua vida. É certo que este momento pode ser desejado ou não e que durante os nove meses, haverão situações que podem modificar este cenário de forma positiva ou negativa. O lado psicológico sofre mudanças. Uma mulher pode vivenciar de maneiras distintas a gravidez durante sua vida.
       Esta experiência se modifica dependendo da relação com familiares, companheiro, outros filhos, atividades sociais, etc. A futura mãe desde o inicio da gestação pode se tornar mais emotiva, chorando e rindo com facilidade devido as mudanças hormonais.
         Com a falta da menstruação pode se iniciar um processo de ansiedade, dúvida ou negação. A sensação de planos interrompidos também deve ser avaliado com cuidado para não chegar ao ponto de se planejar um aborto que é uma das principais causas de morte das gestantes.
             Durante os primeiros movimentos do bebê na barriga a mãe pode atribuir avaliações como suaves, bruscos ou violentos. De forma consciente ou inconsciente o nome da criança também carrega os desejos dos pais para com o bebê. 
              É muito indicado que os pais imaginem durante a gestação como será este filho ou filha de diferentes formas desde a aparência a personalidade, para que estejam mais preparados para lidar com a realidade vindoura e procurar ter paciência pois irão ouvir muitos palpites. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário