Passeando em São Paulo por ocasião do IV congresso brasileiro de psicologia ciência e profissão, descobri por acaso na vila Madalena a loja preta pretinha.
O projeto nasceu em 2000 como resposta das irmãs Joyce, Lúcia e Cristina que, desde crianças não se identificavam com o padrão de bonecas vigente no mercado.
Elas produzem bonecos de pano étnicos e inclusivos. Realizam tambem palestras e oficinas. Contato: 011 3031 5385. Email: contato@pretapretinha.com.br. Site: www.preta pretinha.com.br
Total de visualizações de página
domingo, 30 de novembro de 2014
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Florais de Bach e Psicologia
Os florais sao usados como terapia complementar ha mais de 80 anos, atraves de 38 essencias, escolhidas de acordo com a necessidade de cada pessoa. Visa harmonizar as emocoes atraves de essencias de flores restaurando o equilibrios e o comportamento de forma sutil e natural.
Nao possuem contra-indicacoes nem efeitos colaterais, pois nao sao remedios e sim preparos liquidos e naturais.
Os florais de Back nao se constituem como integrantes da ciencia Psicologia. O termo psicologo homeopata nao pode ser utilizado. O profissional da psicologia pode fazer um curso de homeopatia e tambem ser terapeuta homeopata com desvinculacao das duas praticas.
Nao possuem contra-indicacoes nem efeitos colaterais, pois nao sao remedios e sim preparos liquidos e naturais.
Os florais de Back nao se constituem como integrantes da ciencia Psicologia. O termo psicologo homeopata nao pode ser utilizado. O profissional da psicologia pode fazer um curso de homeopatia e tambem ser terapeuta homeopata com desvinculacao das duas praticas.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Motivação: a escola e a vida no sertão
Dona Jesus foi uma filha criada na base de
taca. Apanhava por cada mal feito e deveria primeiro ajudar nos serviços de
casa e só depois estudar, se sobrasse tempo, pois o dia começava com o sol e
com ele todos se deitavam. Quando a lua aparecia, todos já estavam recolhidos.
Dona Jesus
quando jovem aproveitou a oportunidade de trabalhar na casa de uma família como
doméstica. Já era algo melhor que seus pais tiveram, pois ela trazia dinheiro
pra casa, somava com o do marido e assim de pouco a pouco eles compravam coisas
que nunca imaginaram um dia possuir.
Os filhos
chegaram e outras preocupações também. Dona Jesus não queria ver nenhum
envolvido com coisas erradas. Ela tentou agir diferente de seus pais. Mandava
os meninos estudarem primeiro e se sobrar tempo ajudar em casa. Num certo
momento um de seus filhos já com muitas notas ruins decidiu parar de estudar.
Esse filho
passou a ficar em casa o dia inteiro, não ajudava em nada, nem trabalhava. Dona
Jesus se perguntou, onde eu errei?! O filho alegou que ela nunca perguntou a
ele se trazia tarefas da escola, quais disciplinas ele mais gostava ou como
foram suas provas. Ela achou o jovem desaforado e parou para pensar em cada
palavra. Viu que apesar de não ter sido criado a base de taca, não se cria um
ser humano, se educa.
Dona Jesus
percebeu que precisava de ajuda e foi conversar com a antiga professora do
filho ela lhe disse que o problema dos jovens é falta de motivação. Dona Jesus
achou a palavra bonita e pensou sobre ela...motivação...motiva a ação! Então
ele precisa ter motivos para desenvolver ações! Eis que as lamparinas do juízo se ascenderam.
Assim Dona
Jesus voltou para casa decidida a conversar com seu filho, não brigar, nem
julgar, ela quis primeiro ouvir e também falar de si, explicar porque motivos
ele deveria fazer ações como estudar, trabalhar, entre outras coisas. Quando o
filho ouviu a mãe dizer emocionada tudo aquilo de bom que deseja para a vida
dele através do estudo e do trabalho, ele se emocionou, nunca vira a mãe assim.
Aquelas
palavras foram doces e doeram mais que chineladas porque fizeram eco em seu
pensamento. Por fim, ele decidiu lutar por melhoras em sua vida e encontrou na
mudança de atitude da mãe, a força de vontade e motivação para mudar.
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Empreendedores da saúde emocional
O setor de franquias esta crescendo no país e a saúde mental entrou no ramo também. Nessa área ficaram conhecidos como empreendedores da saúde emocional. Muitos profissionais desejam ter sua clínica mas nos primeiros meses descobrem que o conhecimento em Psicologia não basta. Deve-se buscar informações e auxílio na administração, logística e em outros setores.
Assim alguns profissionais com visão empreendedora resolveram criar um negócio que também pudesse dar suporte a outros colegas de profissão com objetivos semelhantes. Quem quiser conferir deixo o link abaixo e também podem solicitar o portfólio de Franchising Clínica Viva e IPC Instituto Psicologia e Controle do Stress:
http://www.ctviva.com.br/franquias/?gclid=CNv-t6Hs0cACFehj7AodggcA1Q
http://www.estresse.com.br/sobre-o-ipcs/franquias/
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
3 anos de Papo Terapêutico
Nestes 3 anos de blog, agradeço aos leitores eventuais e àqueles que já são um público cativo! Fiquem a vontade para comentar, dar sugestões, elogios, críticas...Este dia é uma vitória e como já disse Mahatma Gandhi "A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita."
domingo, 10 de agosto de 2014
Assuntos "proibidos" para crianças
O mundo anda complicado, violento, sangrento e tantos outros adjetivos. Na correria dos afazeres e compromissos, o tempo "voa" e muitos assuntos passam batido nas conversas com as crianças. Isso acontece seja porque as pessoas não param para pensar que certos conteúdos podem chegar aos ouvidos infantis de uma maneira indesejável ou porque não se sabe as palavras ou jeito certo de iniciar a conversa ou ainda porque não é assunto para criança e pronto.
A realidade é que os adultos tentam preservar as crianças de situações dolorosas, o que pode ser prejudicial para seu desenvolvimento psíquico. Durante a infância se estrutura a personalidade, por isso a vital importância de ter muitos, variados e relevantes diálogos com os pequenos assim como vivências.
A forma como se vai conversar com as crianças, claro é diferenciada dos adultos, mas não se pode menosprezar a capacidade de compreensão deles. Na educação da criança é sempre melhor prevenir do que remediar certos assuntos "proibidos" como morte, gravidez, e tantos outros, para que no futuro possam existir adultos mais conscientes.
domingo, 15 de junho de 2014
Poliamor: da realidade à ficção
Nos últimos anos a sociedade tem enfrentado uma série de mudanças e no campo afetivo e sexual não é diferente. Muitas pessoas ainda não conhecem o poliamor, o que tem gerado curiosidade e estranhamento ao se depararem com pessoas que tem uma relação amorosa duradoura em que estão envolvidas mais que uma dupla.
Poliamor de modo geral, é uma relação em que todos os envolvidos possuem sentimento, conhecimento e consentimento. As pessoas se gostam, sabem dos sentimentos e intenções de todos os envolvidos e consentem a relação grupal. É uma relação não monogâmica. Seus defensores esclarecem que a relação não se resume a sexo. Um famoso funkeiro, conhecido como Mr. Catra afirma ser adepto.
O poliamor é uma opção ou modo de vida, que defende a possibilidade prática e
sustentável de se estar envolvido de modo responsável em relações
íntimas, profundas e eventualmente duradouras com vários parceiros
simultaneamente.
No Brasil, há jurisprudência reconhecendo relações poliamorosas e vários estudos acerca da temática com suas formas, que seriam polifidelidade, poligamia, entre outros. É claro que a mídia investe no aumento do ibope e assim nos brinda com exemplos, podemos assim relembrar cenas de Dona Flor e seus dois maridos e Avenida Brasil. Contudo, o brasileiro tende a ver a ficção como algo para entretenimento, então quando as famílias se deparam com fatos reais, geralmente há bastante dificuldade em lidar.
Leia mais em:
Jornal Jurid, Juiz reconhece duplicidade de relacionamento e determina a partilha dos bens, 17 de Novembro de 2008, ISSN 1980-4288. Citação: "De acordo com o juiz Adolfo, a psicologia moderna chama essa relação triangular de "poliamorismo", que se constitui na coexistência de duas ou mais relações afetivas paralelas em que as pessoas se aceitam mutuamente.". Visitada 2014-06-15.
http://delas.ig.com.br/amoresexo/2012-11-05/poliamor-na-pratica-e-mais-dificil.html
sexta-feira, 30 de maio de 2014
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Portadores da Síndrome de Down e novas conquistas: Primeira vereadora na Espanha
Nunca se deve subestimar a capacidade de pessoas especiais, que possuem os mesmos direitos e necessidades que todos. O desenvolvimento deles depende da qualidade do cuidado, educação, experiência e recursos disponíveis, que lhes são oferecidos. Na verdade estes fatores influenciam na vida de todas as pessoas, especiais ou não.
Ángela Bachiller, de 29 anos, tomou posse este ano como a primeira vereadora com síndrome de Down da Espanha. Ela contou com o apoio das associações de portadores de deficiência, e vai substituir Jesús García Galván, que se retirou por acusação de suborno num processo de licenciamento urbanístico.
Cabe também citar que em todo o mundo tem aumentado o numero de pessoas com sindrome de Down nas Universidades, trabalhando em empresas, praticando diversos esportes, entre outros. O Brasil é o país da América Latina com o maior número de universitários com Síndrome de Down.
Geralmente as escolas desaconselham os estudantes com Down a cursarem o Ensino Médio devido a complexidade dos conteúdos a serem estudados, contudo, muitas famílias recorrem ao Ministério Público e conseguem que a escola faça um Projeto Político Pedagógico específico e assim a pessoa pode ter acesso ao Ensino Médio com conteúdos e metodologia adaptados.
a Ministério Público e conseguimos que ele continuasse estudando, a
escola precisou fazer um projeto pedagógico específico - See more at:
http://www.movimentodown.org.br/2014/01/com-determinacao-e-apoio-cada-vez-mais-jovens-com-sindrome-de-down-chegam-a-universidade/#sthash.EpSypXYD.dpuf
O
Brasil é o pais da América Latina com o maior número de universitários
com síndrome de Down. - See more at:
http://www.movimentodown.org.br/2014/01/com-determinacao-e-apoio-cada-vez-mais-jovens-com-sindrome-de-down-chegam-a-universidade/#sthash.EpSypXYD.dpuf
O
Brasil é o pais da América Latina com o maior número de universitários
com síndrome de Down. - See more at:
http://www.movimentodown.org.br/2014/01/com-determinacao-e-apoio-cada-vez-mais-jovens-com-sindrome-de-down-chegam-a-universidade/#sthash.EpSypXYD.dpuf
O
Brasil é o pais da América Latina com o maior número de universitários
com síndrome de Down. - See more at:
http://www.movimentodown.org.br/2014/01/com-determinacao-e-apoio-cada-vez-mais-jovens-com-sindrome-de-down-chegam-a-universidade/#sthash.EpSypXYD.dpuf
Leia mais em:
http://oglobo.globo.com/mundo/espanha-tem-primeira-vereadora-com-sindrome-de-down-9256962
http://www.movimentodown.org.br/2014/01/com-determinacao-e-apoio-cada-vez-mais-jovens-com-sindrome-de-down-chegam-a-universidade/
domingo, 18 de maio de 2014
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Os manicômios eram no passado um local onde se encontravam pessoas com quadros sintomatológicos diferentes e perfis diversos, coabitando o mesmo espaço. Nos séculos passados não havia controle de saúde mental e estas pessoas eram excluídas da sociedade.
No ano de 1987, no mês de Maio, os participantes do Congresso Nacional dos
Trabalhadores em Saúde Mental, promoveram uma passeata em Bauru, no estado de São
Paulo. Era a primeira manifestação pública em
defesa da extinção dos hospitais psiquiátricos.
O dia 18 foi escolhido como o marco deste movimento, que culminou com
a criação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data simboliza
especialmente a reafirmação do direito do paciente a um tratamento
público digno e integral, por meio da substituição dos hospitais
psiquiátricos por serviços que ofereçam aos usuários autonomia,
identidade e liberdade de expressão.
Leia mais em:
http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/dia-nacional-da-luta-antimanicomial-e-comemorado-dia-18-de-maio
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Atendimento telefônico para prevenção do suicídio
O suicídio pode ocorrer com qualquer pessoa em qualquer idade e é uma ação que afeta a saúde pública de modo geral. Muitas pessoas acreditam que quem ameaça se suicidar não vai partir para a ação, mas este é um achismo popular e todos com ideação suicida devem receber ajuda.
O estado do Piauí ocupa o 5° lugar em registro de casos de suicídio do país e a faixa etária mais vulnerável é dos 15 aos 25 anos. Recentemente a Secretaria de Saúde do Piauí adotou uma medida de enfrentamento às estatísticas, o Linha de vida e disponibilizou
uma linha direta de atendimento para pessoas em situação de risco e
também para tirar dúvidas da população sobre o tema.
Participam do Comitê da Sesapi representantes de ONGs, sociedade civil
organizada e profissionais de saúde, todos engajados nas ações. O Comitê foi uma deliberação do I Simpósio Interinstitucional sobre
Suicídio que aconteceu no fim do mês de agosto de 2013, em Teresina.
O serviço, que será
realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(Samu) e está em funcionamento desde o fim do mês de Abril.
Leia mais em:
http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/15617
terça-feira, 29 de abril de 2014
Reunião do SINDPSI-PI em Parnaíba
O Sindpsi convoca psicólogos para reunião em PARNAÍBA dia 01 de Maio
para discussão da lei estadual da jornada de trabalho de 30 horas, piso
salarial e apresentação do sindicato, na biblioteca do Caps ad às 17
horas.
sábado, 12 de abril de 2014
Freud X Valesca Popozuda
A palavra recalque esta em alta, literalmente na boca do povo! Esta popularização é vista com bom humor por muitos e de forma assustadora para outros. Graças a Valesca Popozuda, cantora de funk, certamente quase toda a população brasileira ouviu falar em recalque, mas Freud também merece ser lembrado neste momento histórico.
O Neurologista Sigmund Freud fundador da Teoria Psicanalítica, no final do século XIX, desenvolveu o conceito de recalque como de fundamental importância para explicação do funcionamento psíquico e um dos pilares da teoria psicanalítica, expandindo-o para recalque primário e secundário. O significado a grosso modo seria um processo psíquico de defesa do eu, no qual pensamentos, lembrança, ideais de sujeito entre outras são incompatíveis com o ideal de Eu em estado de vigília ou consciente. Havendo a necessidade destes conteúdos sofrerem distorções ou condensações para ultrapassar a barreira do recalque, que consiste em um filtro entre o estado inconsciente e consciente.
Valesca Popozuda, no século XXI, desenvolveu uma música chamada Beijinho no Ombro, na qual ela afirma "Não sou covarde, já tô pronta pro combate, Keep Calm e deixa de recalque. O meu sensor de periguete explodiu. Pega sua inveja e vai pra… Beijinho no ombro pro recalque passar longe".
A versão popular do termo pode ter múltiplos significados como ressentimento, inveja, a depender do contexto. Diversas psicopatologias ou transtornos já se popularizaram em versão leiga como Hiperatividade, Bipolaridade, Depressão, entre outros. Portanto, o ponta pé inicial se deu antes da música mas esta, sem dúvidas, está dividindo opiniões.
quinta-feira, 20 de março de 2014
As principais drogas Psicotrópicas
Psicotrópicos são substâncias psicoativas que atingem o SNC (Sistema Nervoso Central). Atualmente, a medicina define droga como sendo qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.
As drogas psicotrópicas podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a atividade que exercem junto ao nosso cérebro: Depressores, Estimulantes e Perturbadores.
- Depressores da atividade do SNC:
- Estimulantes da atividade do SNC:
- Perturbadores da atividade no SNC:
De origem sintética: LSD-25, "Êxtase" anticolinérgicos.
Leia mais em:
http://dependenciadecuidado.blogspot.com.br/2012/09/as-principais-drogas-psicotropicas.html
http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/drogas_.htm
sábado, 8 de março de 2014
Homenagem a mulheres de destaque na Psicologia
O dia internacional da mulher é comemorado em 08 de Março para homenagear a mulheres russas que lutaram por melhores condições de trabalho, vida e questões políticas na primeira guerra mundial e também para relembrar tantas conquistas realizadas por mulheres ao longo do século XX.
Ao longo do tempo esta data também ganhou grande valor comercial no ocidente, contudo, é válido aproveitar o momento para uma reflexão a respeito da contribuição de grandes mulheres em especial no universo psi.
Ana Freud como o sobrenome sugere é filha do Dr. Sigmund Freud que dispensa apresentações. Ela foi objeto de pesquisa do pai e ao crescer inspirada por ele, estudou a psicologia dando especial atenção aos estágios do desenvolvimento infantil, posteriormente lançou o livro O ego e os mecanismos de defesa, entre outras obras.
Melanie Klein foi uma psicanalista austríaca que desenvolveu sua própria teoria psicanalítica que ganhou ampla aceitação e influenciou muitos estudiosos. Lançou diversas obras de destaque. Em 1955 foi inaugurada a Fundação Melanie Klein.
Judith Beck é filha de Aaron Beck, fundador da psicologia cognitiva. Ela fez carreira na área pedagógica e desenvolveu importantes estudos na área da psicologia cognitiva. Além de mais de 20 publicações notórias, ela lançou o livro Cognitive Therapy: Basics and Beyond, traduzido em mais de 20 línguas.
Laura Perls foi esposa de Fritz Perls. Juntos desenvolveram uma abordagem psicoterápica chamada Gestalt-Terapia que é um método humanista. Deixou contribuições teóricas e práticas relevantes, das quais a sua obra de 1965 intitulada Gesltalt Therapy.
Silvia Lane representa a luta brasileira por uma psicologia latino-americana. Ela estudou inicialmente filosofia e acreditava que a ciência não tinha valor se não estivesse diretamente relacionada à realidade. Fundou a associação Brasileira de Psicologia Social e ocupou importantes cargos na PUC de São Paulo. Uma de suas principais obras é o livro O que é Psicologia Social.
Ana Freud Melanie Klein
Judith Beck Laura Perls
Silvia Lane
Assinar:
Postagens (Atom)