Total de visualizações de página

domingo, 10 de agosto de 2014

Assuntos "proibidos" para crianças

       O mundo anda complicado, violento, sangrento e tantos outros adjetivos. Na correria dos afazeres e compromissos, o tempo "voa" e muitos assuntos passam batido nas conversas com as crianças. Isso acontece seja porque as pessoas não param para pensar que certos conteúdos podem chegar aos ouvidos infantis de uma maneira indesejável ou porque não se sabe as palavras ou jeito certo de iniciar a conversa ou ainda porque não é assunto para criança e pronto.

       A realidade é que os adultos tentam preservar as crianças de situações dolorosas, o que pode ser prejudicial para seu desenvolvimento psíquico. Durante a infância se estrutura a personalidade, por isso a vital importância de ter muitos, variados e relevantes diálogos com os pequenos assim como vivências.

         A forma como se vai conversar com as crianças, claro é diferenciada dos adultos, mas não se pode menosprezar a capacidade de compreensão deles. Na educação da criança é sempre melhor prevenir do que remediar certos assuntos "proibidos" como morte, gravidez, e tantos outros, para que no futuro possam existir adultos mais conscientes.

                                                   

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário