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sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Formatura psi chegando e as dúvidas também: onde atuar?

Listo abaixo esclarecimentos sobre as áreas de atuação:

Docência superior

Fazer cursos de pós-graduação do tipo Stricto senso, como Mestrado e Doutorado, para se habilitar para efetuar trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior (IES).

Área Clínica

Em hospitais e clínicas, na assistência a pacientes e familiares, em parceria com médicos, enfermeiros e assistentes sociais;
Trabalhar em equipe multidisciplinar
Desenvolver a habilidade para escuta psicológica;
Compreender o outro;
Desenvolver a habilidade de discernimento;
Desenvolver auto conhecimento e equilíbrio emocional;
Enfrentar problemas e tomar decisões;
Desenvolver a intuição.


Área Social

Em entidades de promoção social, no desenvolvimento de pesquisas e programas sobre saúde mental em comunidades, penitenciárias, asilos e centros de atendimento;
Desenvolver a capacidade de intervir na comunidade a partir das demandas sociais apresentadas.
Desenvolver as capacidades de: síntese, discernimento, intuição e criticidade;
Trabalhar em equipe multidisciplinar;
Elaborar projetos de pesquisa e coordenar programas sociais;
Trabalhar em lideranças oriundas da própria comunidade;
Utizar recursos técnicos que possibilitem a formação e a livre expressão de identidades sociais;
Compreender o indivíduo como síntese das relações sociais.


Área Educacional

Em instituições educacionais, promovendo análises institucionais e acompanhamento à direção da escola, professores, pais e alunos
Organizar, analisar e intervir nos processos individuais e grupais referenciado pela Psicologia Educacional.
Na orientação profissional, promovendo a facilitação da escolha da profissão e em programas de atendimentos às diferentes faixas etárias;
Elaborar e desenvolver programas educacionais;
Identificar necessidades educacionais;
Trabalhar com diferentes profissionais numa perspectiva interdisciplinar;
Analisar e escrever pareceres, relatórios e publicações cientificas;
Contextualizar o fenômeno educacional do ponto de vista histórico, político e social.

Área Organizacional

Em organizações e empresas, promovendo recrutamento, avaliação, seleção, treinamento, acompanhamento e orientação em organizações;
Tomar decisões;
Desenvolver a capacidade de compreender a atividade humana do trabalho;
Analisar criticamente fenômenos conjunturais;
Administrar conflitos;
Desenvolver auto conhecimento e equilíbrio emocional;
Elaborar e desenvolver programas de intervenções em organizações e instituições;
Criticidade e intuição;
Atuar na gestão de pessoas.

Área Jurídica e Forense

Acompanhando processos e avaliando situações legais;
Acompanhar adoções na vara da infancia e juventude;
Aplica métodos, instrumentos e teorias da psicologia nas áreas do direito que lhe cabem, nas esferas penal e legislativa em consonância com as normas jurídicas;
Avaliar as consequencias a nível civil e criminal do sujeito que cometeu delito, assim como devem ser considerados os fatores motivacionais, cognitivos e capacidades do julgado;
Entender influências culturais, princípios religiosos, grupo social, aspectos de risco delinquencial ou de recidiva;
Lidar com jovens e adultos infratores das leis;
Ter atenção aos fatores cognitivos, intelectuais, recursos, controle dos impulsos, grau de agressividade, temperamento, dinâmica e estrutura da personalidade

Área Esportiva
 
No esporte, na orientação e preparação de atletas e equipes;
Compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte;
Trabalhar toda a sua história de vida do atleta dentro do esporte e dentro da modalidade;
Trabalho com equipe multidisciplinar: Psicólogo/ Médico/ Fisioterapeuta/ Nutricionista/ Educador Físico...
Na área educativa: Competição e Cooperação (diferenças entre Competição e Cooperação/ aspectos positivos e negativos dos mesmos /influências de fatores sociais);

Área Publicitária

Na pesquisa e orientação referente à relação entre pessoas, produtos, propagandas e serviços;
Investigar como se dá a percepção dos consumidores sobre os produtos que deveriam ser vendidos;
Compreender o comportamento do consumo;
Maneiras como a produção cultural afeta o indivíduo com fins de dominação e exploração, na tentativa de condicionar os cidadãos a uma determinada realidade;
Promoção profissional e as maneiras de realizar a propaganda de seu trabalho. As questões éticas envolvidas e as maneiras corretas de inspirar demandas de trabalho, como todo profissional liberal;
 

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