Total de visualizações de página

domingo, 12 de fevereiro de 2012

ENQUETE CRP11: Você concorda com o desmembramento da seção Piauí?

   
    O Estado do Piauí entende a organização e a mobilização da categoria dos profissionais da psicologia como postura a ser adotada pelos grupos gestores que contribuíram para a construção política que hoje apresentamos.
    Conforme o desmembramento do CRP11 aos 27 de agosto de 1992 oriundo do CRP02, o PI se organizou desde 30 de março de 1993 através de uma comissão representativa do Estado.
    Considerando a Resolução CFP 014/98 de 20 de dezembro, em abril de 1999 foi criada a seção PI através da Resolução 02 na qual resolveu a criação das Seções do Piauí e do Maranhão “visando facilitar e incentivar a mobilização e a organização dos profissionais residentes nesses Estados”.
    Atendendo ainda a uma demanda cada vez mais crescente do número de psicólogos, iniciamos a construção de uma identidade de formação profissional, a partir do ano de 2003 com a colação de grau da primeira turma de psicólogos egressos formados no Estado do Piauí.
    Além do quantitativo, outros fatores conduziram ao Piauí buscar seu amadurecimento político. Trata-se da amplitude com que o Conselho de Psicologia participa junto à sociedade através de representações em Conselhos Estaduais e Municipais bem como, a comissão de saúde. Nesse ínterim, formamos uma rede de articulação e de diálogo entre a categoria e a sociedade, na qual algumas ações, devido o organograma do Sistema Conselhos, sobrecarregaria o funcionamento de uma sede, atualmente na cidade de Fortaleza – CE.
    No ano de 2009 demos um passo importante na Seção através da contratação da Psicóloga Fiscal para compor o amadurecimento administrativo-funcional do Conselho de Psicologia no Piauí. Até então, as atividades de fiscalização eram realizadas pela Sede, fazendo com que fosse necessário o deslocamento de um Fiscal ao Estado.
    Durante esses dezoitos anos a seção Piauí se configura como um espaço importante de organização da categoria através de discussões acerca do fortalecimento da psicologia e do compromisso com a profissão. 
    No intuito de promover a descentralização administrativa, política e financeira, é que estamos nos candidatando a assumir uma identidade de um Conselho Regional de Psicologia.
Portanto, vimos através deste consultar toda a categoria para estimar quantitativamente a busca pela construção da identidade do Conselho Regional de Psicologia do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário