Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comentário da reportagem Sorte: Você pode controlar a sua

                                                             
 Quem nunca jogou na loteria? Muitas pessoas se julgam sortudas, outras azaradas e se arriscam, tentam a sorte de alguma forma. O comportamento das pessoas que se julgam sortudas terá suas consequências, assim como o das pessoas que se consideram azaradas.
 Devido a discussão da postura dos indivíduos diante deste elemento abstrato, a reportagem da Super Interessante da edição número 309, me chamou a atenção e resolvi comentá-la sucintamente: foi dado destaque a maneira como a Psicologia  esta implicada conjuntamente com a matemática neste comportamento.
 Comprovaram as probabilidades de se ganhar em loterias, realizar acertos em situações de escolhas em que se desconhecem as opções ou "coincidências" de atletas bem sucedidos que aniversariam em datas próximas. Tudo tem sua lógica, apesar de que sorte é acaso, defendem que você pode influenciar este acaso a seu favor, logo existe a contribuição do estudo da Teoria do Caos, para que se compreenda melhor este acaso.
 Agir e se comportar com otimismo literalmente atrai a sorte, pois o indivíduo que se considera azarado, certamente não da abertura para que situações como bater um papo com alguém numa fila se transforme numa oportunidade de negocio, por exemplo.
 A maneira como se vê os acontecimentos é outro fator determinante pois quando alguém se envolve num acidente pode julgar azar de ter passado por transtornos ou sorte por estar são e salvo contando a história. Há quem tire proveito até da sorte de ter uma determinada genética, como famosas modelos, assim como pessoas que estudam minunciosamente algum feito não proposital que deu certo, para aumentar seu conhecimento e sorte de fazer bem novamente. 
 Abaixo, teste sua sorte! Responda às perguntas deste teste, Baseado nas teorias do psicólogo inglês Richard Wiseman - especialista no estudo da sorte

SORTE
Com que frequência você ganha em sorteios?
Você costuma encontrar pessoas que possam lhe ajudar de alguma forma?
Com qual frequência a sorte lhe ajuda a conseguir alguma coisa?
Some as respostas e divida por 3 para obter sua média de sorte.
AZAR
Com que frequência você perde em competições, sorteios e jogos?
Com que frequência sofre acidentes?
Com que frequência você tem azar?
Some suas respostas e divida por 3 para obter sua média de azar.
RESULTADO
Subtraia sua média de azar pela média da sorte. Depois, compare com a escala abaixo
-3 : Você é azarado. Mas pode mudar isso. Veja as dicas abaixo.
-2/ -1 / 0 / 1 / 2 : Você está na média - não pode se considerar especialmente sortudo nem azarado. 
3 : Parabéns, você tem mais sorte do que as outras pessoas. Aproveite.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Gastrite Nervosa

 Esta postagem foi inspirada em mim mesma que estou muito angustiada essa semana. Apesar de estudar a saúde mental, a minha deixou a desejar pois fui chamada para um concurso e não sei se poderei assumir pois eu já deveria ter me formado, mas com a greve das universidades federais, não foi possível ainda.

Nervosismo e ansiedade são reações biológicas do ser humano que antecedem situações de perigo real ou imaginário. Outros fatores que influem são os muitos conteúdos emocionais que ficam inconscientes ou deixados de lado propositadamente e num dado momento...vem a tona consumindo a mente e o corpo, são psicossomáticos. A gastrite consta nesta lista junto com alergias, asma, vitiligo, dermatite e outros.

 Os sintomas mais frequentes são dores no estomago, enjoos e sensação de queimação. O processo da gastrite nervosa ocorre fisicamente no estomago, que é revestido por uma mucosa que esta inflamada e psiquicamente por fatores emocionais, que desencadeiam o adoecimento. A crise dura cerca de 3 dias.

 Vamos aprender a distinguir: a gastrite pode ser cronica ou aguda, também conhecida por nervosa. Aquela se dá por infecção por bactéria e esta  por uso de medicamentos, estresse, físico ou psíquico. Claro que o tratamento vai envolver novas atitudes, hábitos e medicamentos, então se encaminhe para um médico e se for indicado faça o exame endoscopia. É um mal necessário.

 As dicas são buscar aliviar o stress, se possível com tratamento psicoterápico e esportes, cuidar da alimentação pegando leve nas frituras, chocolates, refrigerantes, café, frutas ácidas, ingerindo bastante água e tomando remédios que diminuam a secreção gástrica e protejam o estomago. 


sábado, 8 de setembro de 2012

Segunda edição da revista Papo Terapêutico

                                     
 Já esta prestes a sair a segunda edição da revista e vem com entrevista sobre violência sexual com a Ginecologista e Obstetra Dra Eliane Melo, reportagem sobre as instituições que cuidam da saúde mental no Ceará com a jornalista Lina Moscoso, dicas sobre pele e colágeno, questões sus,suas e muito mais!

                                                          

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Psicologizando a novela Avenida Brasil




A novela Avenida Brasil, produzida pela rede Globo de Televisão, é um sucesso total por mudanças constantes no enredo, destaques de tantos personagens, que não se pode afirmar haver apenas um protagonista, assim como um ritmo diferente de acontecimentos e claro, uma gama de assuntos ligados ao comportamento doentio, psicologia, psiquiatria,esporte e muito mais.
  A atriz Adriana Esteves, ganhou o premio Emmy de melhor atriz pelo papel de Carminha e certamente outros atores também irão ocupar lugar de destaque. Ultimamente tem sido constantes as cenas com assédio moral, internação involuntária, surtos de agressividade, o que faz a novela parecer um compêndio de psiquiatria forense, que lida com a interface da psiquiatria e a lei.
 O que se pode ver em diversos personagens é um traço em comum, a ideia fixa por algo, que pode interferir na consciencia e culminar em comportamento obsessivo, chegando a  neuroses obsessivo-compulsivas, que se caracterizam por pensamentos que o indivíduo tem dificuldade em fugir e que são muitas vezes desagradáveis, entre outros sintomas.
 Claro que muitas pessoas que são telespectadoras da novela arriscam seu palpite inclusive quanto as psicopatologias dos personagens, mas é preciso levar em consideração que cada pessoa tem sua história de vida e não é adequado julgar que alguém ”na vida real” possui determinado distúrbio, sem o parecer de um especialista. Pois o diagnostico leviano pode levar a uso de medicamento de forma inadequada.