Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Gastrite Nervosa

 Esta postagem foi inspirada em mim mesma que estou muito angustiada essa semana. Apesar de estudar a saúde mental, a minha deixou a desejar pois fui chamada para um concurso e não sei se poderei assumir pois eu já deveria ter me formado, mas com a greve das universidades federais, não foi possível ainda.

Nervosismo e ansiedade são reações biológicas do ser humano que antecedem situações de perigo real ou imaginário. Outros fatores que influem são os muitos conteúdos emocionais que ficam inconscientes ou deixados de lado propositadamente e num dado momento...vem a tona consumindo a mente e o corpo, são psicossomáticos. A gastrite consta nesta lista junto com alergias, asma, vitiligo, dermatite e outros.

 Os sintomas mais frequentes são dores no estomago, enjoos e sensação de queimação. O processo da gastrite nervosa ocorre fisicamente no estomago, que é revestido por uma mucosa que esta inflamada e psiquicamente por fatores emocionais, que desencadeiam o adoecimento. A crise dura cerca de 3 dias.

 Vamos aprender a distinguir: a gastrite pode ser cronica ou aguda, também conhecida por nervosa. Aquela se dá por infecção por bactéria e esta  por uso de medicamentos, estresse, físico ou psíquico. Claro que o tratamento vai envolver novas atitudes, hábitos e medicamentos, então se encaminhe para um médico e se for indicado faça o exame endoscopia. É um mal necessário.

 As dicas são buscar aliviar o stress, se possível com tratamento psicoterápico e esportes, cuidar da alimentação pegando leve nas frituras, chocolates, refrigerantes, café, frutas ácidas, ingerindo bastante água e tomando remédios que diminuam a secreção gástrica e protejam o estomago. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário