Total de visualizações de página

domingo, 6 de janeiro de 2013

Crianças Internautas: Dicas de Comportamento


  
  A cada geração as crianças tem tido mais familiaridade com as telecomunicações e informática. Existem aspectos positivos nesta prática, mas, é preciso ter proteção na rede. Navegando na internet as informações, imagens, publicidades e contato com novas pessoas, nos "bombardeiam" a cada instante, e isto pode ser perigoso sob vários aspectos, pois não é porque se esta em casa que se esta totalmente seguro.
  Até mesmo um adulto pode fazer um uso equivocado na internet e dar informações de sua vida, facilitando roubos e sequestros, ou mesmo informando seus dados bancários para sites que não são seguros. Refletindo sobre as armadilhas em que facilmente se pode cair, imagine o quanto pode ser fácil prejudicar uma criança, que pode ter mais habilidade que muitos adultos no computador, mas não tem a mesma percepção.
  A dica mais importante é que a família deve se conscientizar que é impossível ficar 24 horas monitorando as crianças, logo a atitude mais importante é o diálogo, para que ela entenda os motivos de algumas restrições e se sinta confortável para conversar sobre suas dúvidas e acontecimentos inusitados.
  Dicas: explique porque não se deve conversar com desconhecidos, revelar nome e endereço, não permita que a criança encontre amigos que conheceu sozinha, não abrir a câmera para estranhos, não enviar fotos, até certa idade navegar com adultos por perto, não colocar o computador no quarto da criança, não clicar em tudo para não baixar vírus, preferir sites de relacionamento na adolescência (facebook aceita cadastro a partir dos 13  anos),  sobre o relacionamento com os filhos neste site ( se há uma boa relação doméstica geralmente será natural a amizade e aproximação virtual, se as relações são conflituosas  a criança ou adolescente poderá se sentir invadido), confira o histórico do navegador, colocar o nome da criança para ver em que páginas aparecem, instale filtros mas com o conhecimento da criança, não libere Smartphone com internet ilimitada em todos os ambientes, como a escola por exemplo e por fim, converse a respeito de ter a senha de acesso e sobre as circunstâncias em que poderá utilizá-la, respeitando a privacidade.
  Se os acontecimentos ainda assim fugirem do controle, já que não se pode controlar os emails que se recebe, por exemplo, recorra a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informatica ( DRCI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário