Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Psicologia do rico ao pobre



A Psicologia é uma profissão que em nosso país, há décadas, estava mais presente em atuação numa classe social mais abastada financeiramente, para realização de psicoterapia e em alguns casos atuando também com testagens e pesquisas.
O profissional de Psicologia hoje no Brasil está mais conhecido e presente na vida das pessoas de baixa renda, devido a uma evolução das políticas públicas de desenvolvimento social.
O psicólogo está dialogando mais não só com o público, usuários de serviços, clientes ou pacientes, mas com outros profissionais, já que está inserido em equipes, seja em clínicas, escolas, hospitais, empresas, CRAS, CREAS, NASF, etc.
Existem diversas abordagens teóricas que são escolhidas pelo psicólogo a partir de sua visão de homem e de mundo. O profissional deve conhecer o melhor possível todas para realizar uma escolha instrumental consciente, assim vai sentir-se seguro para atuar em diferentes contextos, áreas sociais, atendendo as necessidades de todas as camadas sociais, valorizando sua singularidade, subjetividade e cultura.
É dever do psicólogo levar aonde for atuar, esclarecimentos sobre seu fazer para conquistar colaboração, respeito, desmistificar seu papel e combater quaisquer preconceitos, sobre si e sobre o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário