Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aspectos psicológicos para o desempenho esportivo no Futebol

                                                       
  Os refletores estão ligados para o Brasil, pois além de ter uma tradição no esporte futebol, será país sede da Copa das Confederações este ano e da Copa do Mundo em 2014. Sendo o futebol o esporte mais popular do mundo e também movimentando trilhões de dólares anualmente, fica fácil entender por que este assunto está em alta na mídia. 
  Geralmente garotos com poucos recursos financeiros vislumbram no futebol a possibilidade de mudança de vida. Muitos jogadores iniciaram esta prática esportiva por diversão e posteriormente com o desejo de se profissionalizar, alguns conseguem bons contratos e saem do anonimato em que antes viviam.  
  Repentinamente virar famoso, acarreta em mudanças psicológicas e de personalidade para muitas pessoas. Estas mudanças podem influenciar para o sucesso ou fracasso dos jogadores. O fato é que existem vários aspectos psicológicos que influenciam para o bom desempenho esportivo, pois, uma posse de bola na hora do jogo pode representar para o atleta a posse, vantagem, domínio perante o outro. O atleta é também influenciado por sua motivação, auto-confiança, concentração e outros aspectos.
  Já que existem muitos jovens talentosos, os grandes clubes estão dando prioridade para aqueles que além de tecnicamente bons, tem boa conduta dentro e fora de campo. Claro que "calibrar" sempre suas ações gera muito stress, já que todo famoso pode ser um formador de opinião para várias pessoas.
  Pensando nesse stress os clubes estão investindo em equipes multidisciplinares com psicólogos, nutricionistas, preparadores físicos, fisioterapeutas, massagistas, entre outros. Assim, o jogador que tiver auto-conhecimento para saber lidar com suas emoções, certamente conseguirá ter melhor desempenho e se souber valorizar o que o clube pode lhe proporcionar, melhor ainda.
 Os atletas que ainda não conseguiram entrar em grandes clubes, podem optar por buscar se melhorar por conta própria e se possível, sensibilizar os seus superiores para que atentem para as maravilhas que a Psicologia do esporte tem realizado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário