O Palácio do Planalto autorizou aos ministérios da Educação e do Planejamento a cederem em dois pontos para pôr fim à paralisação que já dura 69 dias. o governo decidiu abrir os cofres e ampliar o pacote de reajuste orçado em R$ 3,9 bilhões para o intervalo 2012-2015. O montante havia sido apresentado na semana passada para encerrar a greve que atinge 57 das 59 universidades e 33 dos 38 institutos tecnológicos federais do País.
A proposta, contudo, foi rechaçada pelos professores. O governo comunicou aos sindicalistas na tarde desta terça-feira, então que irá elevar o total inicialmente previsto no orçamento, aumentando para 45% como sugerido anteriormente. Quanto ao plano de carreira, o Planalto entende que esta é uma reivindicação central e logo mais irá formalizar a criação de um grupo de trabalho interministerial para redesenhar o modelo. Integrantes de sindicatos informaram que o impacto no Orçamento com os novos porcentuais será de R$ 4,2
O governo entendeu que ceder em alguns pontos é a única forma de debelar a greve antes do fim das férias dos alunos, na próxima semana. A própria presidenta Dilma autorizou que era hora de finalizar a greve para evitar arranhões na imagem de seu governo, ameaçado por uma série de manifestações grevistas por servidores públicos.
Os professores deverão dar uma reposta se aceitam ou não a contraproposta do governo até a próxima segunda-feira.
Leia mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário