Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de outubro de 2012

5° Prêmio Medical Services: concorra!


  O Papo Terapêutico esta sempre ao seu lado trazendo informações de novidades que podem te ajudar. Se você é um profissional ou estudante da área de saúde, pode se inscrever no website http://www.medicalservices.com.br/ e concorrer ao 5° Prêmio Inovação Medical Services: Novos caminhos em saúde pública.
 As premiação serão de 3.000, 5.000, 7.000 e 15.000 reais. Se tiver interesse, cadastre-se gratuitamente no período de 20/09/2012 a 10/11/2012.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Materiais para nortear atuação em CRAS


 As dúvidas sobre a atuação individual e interdisciplinar em ambientes como o Centro de Referência de Assistência Social são grandes. Muitos profissionais estão literalmente "perdidos" nesta política pública que incentiva o trabalho interdisciplinar mas não indica necessariamente o passo a passo para chegar nos objetivos. Por isso, muitos profissionais sentem dificuldade em abrir mão de sua prática individualizada.
 O CRAS é uma unidade pública que se localiza em áreas de vulnerabilidade social, realizando serviços de proteção social básica, organizando e coordenando a rede de serviços sócio-assistenciais locais. Têm como função garantir segurança de convívio social e familiar, através de ações, cuidados e serviços que restabeleçam vínculos pessoais, familiares, de vizinhança e social.
 O CRAS conta com uma equipe mínima de psicólogos e assistentes sociais e encontra algumas diretrizes norteadoras em um Guia Técnico elaborado pelo MDS, no qual se propõe um trabalho conjunto destes profissionais.
 Tais diretrizes não apontam a especificidade dos profissionais em questão, como disse anteriormente. Por um lado, este guia formata as ações a serem desenvolvidas pelos técnicos do CRAS, sejam eles psicólogos ou assistentes sociais, por outro, define as atribuições sem levar em conta as particularidades da formação de cada profissão. A existência dessas diretrizes permite interrogar qual a função do psicólogo nas unidades do CRAS, já que o SUAS prevê a contratação obrigatória deste profissional.

Listo abaixo importante materiais  e temas do MDS – CNAS – CIT para serem explorados:

Tipificação dos Serviços Socioassistenciais – 2009 - http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/cras/documentos/Tipificacao%20Nacional%20de%20Servicos%20Socioassistenciais.pdf



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Carminha: surras naturalizadas em cada episódio

                                    

    A novela Avenida Brasil mais uma vez ganha destaque no Papo Terapêutico que busca levar a seus leitores informações e pensamento critico. Nesta postagem o destaque é a personagem Carminha que vem levando surras e é ofendida, praticamente a cada episódio nesta reta final da novela.
    As surras e festival de pancadarias são medidas punitivas e vingativas por parte de outros personagens de foram lesados por ela, contudo, deve se fazer a reflexão de que não necessariamente a violência irá funcionar como medida socioeducativa já que em algumas pessoas pode ter um ótimo efeito, pois a pessoa aprendeu a lição e em outras, pode causar um sentimento de ódio ainda maior.
   Geralmente as telenovelas exibem estas cenas fortes que devido ao enredo são ate apoiadas pelos telespectadores porem o diálogo deve estar em primeiro lugar.
   A lei Maria da Penha , os Direitos Humanos e outros complementos legais devem ser seguidos o máximo possível porque na vida real se um individuo agride outrem pode ocorrer outros desdobramentos e ate uma represália legal.


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Max surtou?


            Nos episódios mais recentes da novela Avenida Brasil, exibida pela rede globo, o personagem Max sofreu com acontecimentos que revelaram a todos seu passado e também passou por uma tentativa de assassinato por parte de sua própria amante. Estes foram acontecimentos estressores.
            
           Ele está visivelmente transtornado em seu estado emocional e se cogita um surto. Mas de que tipo? Afinal, existe o surto neurótico e o psicótico. Vou falar de cada um de forma resumida:
               
           O termo neurose indica desordens de sentidos e movimento, causadas por "efeitos gerais do sistema nervoso". O distúrbio neurótico se refere a qualquer desordem mental que causa tensão, mas não interfere    no pensamento racional ou na capacidade funcional da pessoa. Assim, a pessoa em surto neurótico, tem consciência de seus atos e não consegue controlá-los, pode ter uma explosão de raiva e ansiedade desproporcionais ao acontecimento.
          
         Já a psicose é um estado anormal de funcionamento psíquico em que a pessoa não tem a mesma noção da realidade que o neurótico. O tratamento com medicamentos apenas estabiliza o quadro. Nos momentos de crises ou surtos, o indivíduo pode ter delírios e alucinações.

Atentai bem...existem outros subtipos de surto dentro destas categorias que citei. Então vamos ver os próximos acontecimentos que a trama de João Emanuel Carneiro nos reserva.

sábado, 6 de outubro de 2012

Livros infantis gratuitos

  Olá pessoal, nesta postagem trago boas noticias! Eu gostaria de sempre trazer boas novas como esta: você pode participar de um movimento idealizado pelo Itaú através da Fundação Itaú Social, para incentivar a leitura das crianças e sem nenhum custo receber em sua casa livros infantis.
  Claro que o momento em que o adulto lê para a criança ele não só a esta incentivando para o desenvolvimento da leitura mas também seu discernimento,  senso crítico e esta estreitando seus laços afetivos com alguém que precisa e retribui carinho e atenção.
                                            http://www.itau.com.br/itaucrianca/#/home 


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Crianças Agressivas


As crianças desenvolvem os sentimentos assim como os adultos e estes podem ser negativos até para com aqueles em que elas amam e confiam ou contra outras crianças.  Geralmente o sentimento se torna perceptível a partir do comportamento que as crianças demonstram ao enfrentar os desafios das tarefas cotidianas, por meio de uma gama de atitudes impulsivas.
   Certo comportamento agressivo em crianças pequenas é comum, mas pode extrapolar. As pessoas que a educam, que vivem junto com a criança e até os profissionais que aparentemente possuem um papel marginal em sua vida, tem uma importante função, pois podem perceber suas fraquezas que originam o comportamento agressivo.
   Assim, se os pais e professores estão se sentindo perdidos no trato com a agressividade da criança, é muito sensato recorrer ao profissional de Psicologia, antes que estes adultos também se tornem agressivos com a criança devido ao esgotamento da paciência e a situação se torne um ciclo vicioso ou uma bola de neve ainda maior.
   Os profissionais da saúde mental podem averiguar como esta seu ego, que por sua vez está ligado a personalidade e mantem a noção da realidade. Um grande desafio é incentivar aos que convivem com a criança, e são significativos para ela, a não julgarem apenas baseados em momentos de “falhas” no cotidiano.
   Fica a dica: cuidado com o que você fala para a criança, pois a cada geração elas vêm se desenvolvendo com mais rapidez e podem aprender com cada atitude do outro. Cuidado ao aponta-la como culpada! Se o adulto culpa a criança por algo deve explicar detalhadamente sua culpa, do contrario a criança pode desdobrar esta situação em sentir-se como bode expiatório ou aprender a culpar os outros, entre outros.