Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Materiais para nortear atuação em CRAS


 As dúvidas sobre a atuação individual e interdisciplinar em ambientes como o Centro de Referência de Assistência Social são grandes. Muitos profissionais estão literalmente "perdidos" nesta política pública que incentiva o trabalho interdisciplinar mas não indica necessariamente o passo a passo para chegar nos objetivos. Por isso, muitos profissionais sentem dificuldade em abrir mão de sua prática individualizada.
 O CRAS é uma unidade pública que se localiza em áreas de vulnerabilidade social, realizando serviços de proteção social básica, organizando e coordenando a rede de serviços sócio-assistenciais locais. Têm como função garantir segurança de convívio social e familiar, através de ações, cuidados e serviços que restabeleçam vínculos pessoais, familiares, de vizinhança e social.
 O CRAS conta com uma equipe mínima de psicólogos e assistentes sociais e encontra algumas diretrizes norteadoras em um Guia Técnico elaborado pelo MDS, no qual se propõe um trabalho conjunto destes profissionais.
 Tais diretrizes não apontam a especificidade dos profissionais em questão, como disse anteriormente. Por um lado, este guia formata as ações a serem desenvolvidas pelos técnicos do CRAS, sejam eles psicólogos ou assistentes sociais, por outro, define as atribuições sem levar em conta as particularidades da formação de cada profissão. A existência dessas diretrizes permite interrogar qual a função do psicólogo nas unidades do CRAS, já que o SUAS prevê a contratação obrigatória deste profissional.

Listo abaixo importante materiais  e temas do MDS – CNAS – CIT para serem explorados:

Tipificação dos Serviços Socioassistenciais – 2009 - http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/cras/documentos/Tipificacao%20Nacional%20de%20Servicos%20Socioassistenciais.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário