Total de visualizações de página

sábado, 28 de janeiro de 2012

Beleza e auto-estima: relações de pais para filhos

                                                
    É comum observar casais planejando e idealizando seus filhos não só nos aspectos sócio-culturais, mas, também físicos. A maioria se pronuncia a cerca da beleza, pois gostariam de filhos saudáveis e belos. Contudo, a mídia, as mudanças dos padrões de beleza, a ditadura da moda, o estilo de vida mais almejado, entre outros aspectos, influenciam na construção da subjetividade das pessoas desde a infância, fase onde se inicia a formação de valores.
    A beleza tão cultuada pode ser um obstáculo para a felicidade, realização pessoal e equilíbrio, pois muitas pessoas buscam mais que valorizar suas características físicas e de forma obstinada, seguir certos padrões. Esta é uma situação de desequilíbrio e a beleza exterior se torna um objetivo de vida. Atente para as psicopatologias ligadas a transtornos alimentares, pois, elas são originadas deste tipo de neurose: anorexia (busca para manter o peso corporal em nível abaixo da sua estatura), ortorexia (fixação por alimentação saudável) e bulimia (períodos de compulsão alimentar seguidos de comportamentos não saudáveis para rápida perda de peso).
    Os pais devem estar atentos a forma como lidam com a aparência de seus filhos desde pequenos e como eles lidam com sua auto-imagem, pois, é preciso ensinar na medida certa algumas ponderações. Algumas dicas são; ter malícia em relação aos elogios e ficar atento às intenções alheias; Não ensinar a conquistar os objetivos ou a "abrir portas" exclusivamente pela beleza; Desmitificar a máxima que diz "tal pessoa é tão bonita que nem precisava ser tão bacana; Mostrar ídolos e personalidades que não são padrão de beleza; Não elogiar tanto a beleza das pessoas de modo que outras qualidades pareçam menos importantes, entre outros.
    Muitas são as possibilidades de educar de forma a incentivar os filhos a valorizar muitas virtudes como a auto-estima de maneira que independa exclusivamente da beleza. Outro aspecto relevante é que a medida que os pais ensinam, também aprendem, e assim a medida que sua aparência mudar com a velhice, eles também serão mais conscientes de que em cada fase da vida há belezas diferentes e terão uma auto-imagem bem estruturada.
old barbie

Nenhum comentário:

Postar um comentário