Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comissão aprova com unanimidade Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas

                                        


    Boas notícias! Enfim Psicólogos e Assistentes Sociais irão trabalhar conjuntamente nas escolas. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou em Abril a proposta de lei (PL-3688/2000) que garante estes atendimentos a alunos das escolas públicas de educação básica. Segundo informações da Agência Câmara de Notícias, o texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 3688/00, do ex- deputado José Carlos Elias.
   Essa versão do Senado retirou da proposta aprovada anteriormente na Câmara a determinação de que o atendimento psicológico e assistencial deveria ser prestado por psicólogos do Sistema Único de Saúde (SUS) e assistentes sociais dos serviços públicos de assistência social. Conforme o texto aprovado, equipes multidisciplinares estarão em escolas das redes públicas. No entanto, algumas necessidades especiais de estudantes poderão receber tratamento em parceria com o SUS.
   O projeto dá um ano, a partir da publicação da lei, para que os sistemas de ensino se adaptem à nova regra. O substitutivo do Senado ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser incluída na pauta do Plenário.

Leia mais informações em:

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/415186-COMISSAO-APROVA-PRESENCA-DE-PSICOLOGOS-E-ASSISTENTES-SOCIAIS-NAS-ESCOLAS.html

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=20050

2 comentários:

  1. ESTOU A ESPERA DESSA LEI SER APROVADA FAZ TEMPO. MAS COMO OS PSICOLOGOS VÃO INGRESSAR? SE É PELO SUS, SERÁ POR CONCURSO DA SECRETARIA DA SAÚDE? OU CONTRATAÇAÕ? ONDE POSSO OBTER INFORMAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO?
    grata

    ResponderExcluir
  2. Olá Patty,

    Creio que as secretarias de educação municipais e estaduais é que irão contratar ou realizar concursos para incluir esses profissionais que agora entram na folha de pagamento da área de educação também.Vale a pena se informar com esses secretarios e com os diretores das escolas.
    Os psicologos continuarão a prestar serviço ao SUS, mas os que optarem pela escola, atuarão de forma diferenciada mas voltada para a P.E.E. O prazo para adequação é até abril de 2013. Provavelmente um diferencial é que no concurso será cobrado LDB e não SUS.
    Espero ter contribuído. Se eu souber de alguma informação a mais, aviso. Beijos.

    ResponderExcluir