Foi a primeira escola de pensamento da Psicologia. Busca compreender a configuração dos elementos que compõe a mente, analisando os seus componentes e percepções. Ao olhar um objeto, um estruturalista observa e descreve este objeto com um grande número de detalhes, como por exemplo uma porta. Podería-se dizer que é retangular, é de determinado material como madeira ou vidro, tem um determinado tamanho, está aberta ou fechada, possui fechadura, etc, ou seja, analisam a percepção em termos de cor, tamanho, forma geométrica, assim sucessivamente. Para esta escola, a mente é dotada de poder de organização voluntária de seus elementos mentais. O estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência ou da mente, definição herdada de Wilhelm Wundt (1832-1920), que nem sempre foi considerado o fundador da Psicologia experimental. Era defendida também a idéia de que os psicólogos deveriam se concentrar mais nos processos do pensamento que nos conteúdos. Um de seus métodos para pesquisas era a introspecção, pois defendia o estudo das experiências sensoriais. Teve muitos seguidores sendo um dos mais notáveis o inglês Edward Bradford Titchener (1867-1927), que ajudou a trazer o estruturalismo para os EUA e Alemanha, alterando-o de modo a dar maior enfoque a descoberta da natureza das experiências conscientes.
Referências:
PENNA, Antonio G. História das Idéias Psicológica, 2a ed, RJ imago.1991.
SCHULTZ, Duane &Sydney. História da Psicologia Moderna. 12a ed, sp, cultrix.
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