Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Psicanálise

Sigmund Freud (1856-1939) é o pai da Psicanálise. Teve formação em medicina em Viena, especializou-se em Psiquiatria e alterou de forma radical o modo de pensar o psiquismo, pois, estudou e teorizou fantasias, sonhos, esquecimentos, e outros conteúdos de forma sistemática como problemas científicos, o que culminou na criação da Psicanálise.
 A Psicanálise é portanto uma teoria da personalidade, método de investigação e prática profissional, independente da Psicologia, pois é uma entre outras formas de psicoterapia.
Em 1990  lançou o livro A interpretação dos sonhos, onde apresentou a concepção sobre estrutura e funcionamento da personalidade, e três famosas instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente. Contribuiu também para a compreensão da sexualidade infantil com as fases oral, anal, fálica, latência e genital.
Quanto aos processos que influenciam o desenvolvimento, Freud sugeriu o complexo de Édipo e de Electra. Criou também os conceitos de pulsão de vida, de morte e uma segunda teoria do aparelho psíquico, a ideia de id, ego e superego. Contribuiu explicando os mecanismos de defesas, entre outros.


Referências:

Bock, A. M. B. ; Furtado, O. ; Teixeira, M. L. T. (2002). Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva.
Schultz, D. & Schultz, S. E.(2005). História da Psicologia Moderna. 12ª ed. São Paulo: Cultrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário