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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Funcionalismo

Esta escola busca entender as ações humanas, o quê e o porquê. A chave para o entendimento da mente e dos comportamentos seria o estudo dos processos de como e porque a mente funciona como funciona. ao invés do estruturalismo dos conteúdos e elementos estruturais mentais. Acreditavam no uso de quaisquer métodos que utilizavam para responder as suas perguntas. Surge nos Estados Unidos em oposição à psicologia titcheneriana, por volta de 1900. Era defendida a idéia de que o aspecto estrutural do psiquismo deve ser buscado não nos seus supostos elementos, mas nas funções, atos ou processos mentais. A psicologia deve reconhecer em sua analise estrutural não os elementos como sensações, sentimentos, mas atos como julgar, perceber, recordar. Darwin e sua obra A origem das espécies, influenciaram o pensamento funcionalista  nos aspectos da psicologia animal, formando a base da Psicologia comparativa, ênfase na função e não apenas na estrutura da consciencia, aceitação de dados de outras áreas e ennfoque na descrição e mensuração das diferenças individuais.

Referências:
PENNA, Antonio G. História das Idéias Psicológica, 2a ed, RJ imago.1991.
SCHULTZ, Duane &Sydney. História da Psicologia Moderna. 12a ed, sp, cultrix.

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