Muitas pessoas fazem confusão quanto a compreensão da atuação dos profissionais ditos "psi", em suas semelhanças e diferenças. Vou buscar contribuir neste esclarecimento. A Psicologia é um curso superior, que pode ser considerado como ciência, estuda diversos processos psicológicos, aplica exclusivamente testes, realiza psicodiagnósticos, psicoterapia, entre outros, e atua em várias áreas .A Psiquiatria é uma especialidade da medicina que habilita o médico a prescrever medicamentos que tratem patologias relacionadas com "transtornos" mentais, entre outros. Já os Analistas, é como são chamados os Psicanalistas, que possuem uma formação própria, ou seja, não são necessariamente psicólogos ou psiquiatras. Existe uma clássica discussão se a Psicanálise é ou não ciência. Contudo, tem status de curso de formação independente, que se utiliza do método de tratamento do médico Sigmund Freud, para a prática da terapia. É comum que psicólogos ou psiquiatras optem pela teoria psicanalítica como abordagem na clínica e ingressem em cursos de formação em Psicanálise como uma forma de pós-graduação, embora não seja pré-requisito nenhum formação superior específica, ou seja, o psicanalista pode ter formação em diversas áreas do ensino superior. Todas estão profissões são consideradas da área da saúde mental. Em muitas instituições se faz preciso o trabalho em conjunto dessa equipe multiprofissional, como é o caso do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), por exemplo, no qual a equipe trabalha com reabilitação em prol da autonomia dos afazeres cotidianos dos usuários do serviço, nas suas relações, na sua vida afetiva, social e econômica.
Referências:
COELHO, Daniel Menezes. Contribuição ao debate entre psicanálise e ciência: Feyerabend. Ágora (Rio J.) [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 175-190. ISSN 1516-1498. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982010000200003.
LOPES, Patricia. A diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista. Disponível em: http://www.brasilescola.com/curiosidades/psiquiatra-psicologo-psicanalista.htm. Acesso em: 03/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário