Olá pessoal! Participei do primeiro workshop de Psicologia Humanista de Parnaíba. Aconteceu numa casa na praia do coqueiro nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro, organizado pela comissão da I Bienal de Gestalt do Piauí, da qual faço parte. Os professores lá presentes e facilitadores eram Dimitri Carlo (UFPI), Mharianni Ciarlini (UFPI) e Regina Franco (Facid).
Workshop é uma prática comum na Psicologia dentro das abordagens humanistas. Se trata de uma reunião de grupos de pessoas interessados em um projeto ou atividade para discussão sobre o que lhes interessar e somente pelo que quiserem sem necessidade de discussão. É diferente de uma palestra pois a platéia não é espectadora, mas sim, interativa.
Quando cheguei demorei um pouco a perceber que o evento se inicia quando se põe o pé lá, desde este momento, sendo desnecessário o aviso por parte de um facilitador. Passamos o evento juntos, dormindo, acordando e fazendo as refeições neste mesmo lugar. Minhas impressões são que se está numa convivência diferenciada do dia-a-dia com as pessoas e consigo mesmo. O foco no workshop é mais intenso dessa forma.
O objetivo é vivenciar múltimos conteúdos e sensações, se permitir a troca de experiências com os demais. Ao final foi interessante perceber quanto rica foi esta vivência e o quanto afetamos as pessoas e por elas somos afetadas. Foi esclarecedor do ponto de vista intrapessoal, interpessoal e profissional.
Não posso deixar de citar que nenhum workshop é igual a outro, pois cada grupo trás determinados conteúdos de uma determinada forma. Um tempo depois mesmo que seja feito um outro workshop com as mesmas pessoas e no mesmo ambiente, certamente, as experiencias, as percepções, as emoções e os conteúdos, não irão se repetir. Compartilhar cada momento é único, é como a água que corre em um rio, por isso, nunca se banha em um rio duas vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário