Na era digital, a escola ainda exerce um importante papel na educação de crianças e jovens, juntamente com a família. No passado, os recursos que as instituições de ensino dispunham era giz e quadro negro. Hoje, com lousas interativas, computadores e tablets, as escolas estão a fim de alcançar uma orientação pedagógica mais eficiente.
Essa realidade pós-moderna é mais facilmente encontrada nas instituições de ensino da rede privada que dentre variados motivos, como a motivação mercadológica, já vêm optando por contratar docentes que dominam esses recursos. Já na rede de ensino público, está se iniciando o processo de democratização do acesso à informação e tecnologia, pois, as dificuldades se relacionam com os repasses financeiros do Estado, bem como é necessário integração a outros programas de atualização e formação dos professores.
As tecnologias facilitam a aprendizagem, despertam interesse e são um estímulo à criatividade de crianças e adolescentes. As últimas gerações já são familiarizadas com a tecnologia desde os primeiros anos de vida, e esta inserção se dá através principalmente dos brinquedos e jogos educativos, que facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação e socialização.
As característica das últimas décadas, não são ruins, pois, indivíduos digitalmente bem instruídos não são tão afetados pelo mau uso da tecnologia. O bom uso da tecnologia é uma questão de bom senso e educação, passados pelos educadores família e escola. Desta forma, todos irão se beneficiar, principalmente a educação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário