Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Fim de ano

  Então é Natal e o que voce fez? O ano termina e começa outra vez...A satisfação do Papo Terapêutico em estar presente na sua vida mais um fim de ano é enorme. Agradecimentos especiais aos nossos leitores, colaboradores e parceiros que ajudaram o Papo Terapêutico a dar importantes passos em 2012 e que venha 2013 com a continuação de algumas ações para que se tornem tradição, novos projetos e iniciativas, com cada vez mais maturidade.
  Que seu natal e ano novo sejam felizes e significativos porque agora é tudo novo denovo e apesar de todas as intempéries, o mundo não se acabou.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O que é programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas?

As pessoas necessitam de uma postura adequada a seu ambiente de trabalho. O setor de recursos humanos das empresas geralmente realiza programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas com o objetivo de apoiar seus funcionários na aquisição de novas habilidades, competências, atitudes e práticas, através de um custo baixo, segundo os profissionais que desenvolvem o trabalho.
Estes programas são a oportunidade do individuo desenvolver competências, que segundo Gilbert, autor do livro Human Competence, é o resultado da ação com a oportunidade e o tempo. Contudo, competência é diferente de habilidade, já que a pessoa pode possuir habilidade para determinada coisa e nunca utilizar. A competência esta ligada a ação, pratica em algo.
As organizações enfrentam desafios internos e externos, os programas de treinamento e desenvolvimento ajudam muito em ambos, levando em consideração a missão e a visão da organização. Os treinamentos visam a melhoria do resultado final da organização e relações de trabalho harmoniosas e produtivas.

Dica: Faça o curso online grátis da FGV em vários temas, entre eles RH. http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Allan Percy e seus livros de filosofia voltados para o cotidiano.

      A filosofia está presente no nosso cotidiano e muitas vezes não nos damos conta. Certamente o autor Allan Percy pensou nisso e lançou três obras muito interessantes! São elas: NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS, OSCAR WILDE PARA INQUIETOS e KAFKA PARA SOBRECARREGADOS.
      Este autor é australiano, especialista em coaching, literatura de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. As obras trazem pensamentos de filósofos consagrados e comentários pertinentes que orientam a coompreensão dos leitores.




sábado, 24 de novembro de 2012

30 anos depois e a Síndrome de Peter Pan continua em alta


Ficheiro:Peter Pan 1915 cover 2.JPG

O personagem Peter Pan foi criado por J. M. Barrie em meados de 1902, em um livro infantil, em seguida adaptado para uma peça teatral e décadas mais tarde também fez sucesso como filme. A história relata a vida de Peter Pan e sua fadinha Sininho, com outras crianças que vivem na Terra do Nunca. Eles jamais envelhecem, vivem grandes aventuras em meio a bagunça e festa.

Baseado nesta obra, Dr Dan Kiley lançou um livro em 1983, chamado Síndrome de Peter Pan: O homem que nunca cresce. Este aspecto comportamental continua quase 30 anos depois, ainda muito presente na sociedade. Hoje não só homens, mas também mulheres, apresentam resistências para "crescer", adquirir mais responsabilidades ou mesmo superar velhos hábitos. Contudo não há registro no DSM-IV.

Claro que existem fatores econômicos e profissionais envolvidos nestas "resistências". Contudo, apesar do país estar vivendo um momento em que dificilmente alguém mesmo jovem e recém formado consegue imediatamente seu primeiro emprego e este remunera suficiente para o individuo sustentar a si e a uma moradia, estas circunstancias são sociais, a síndrome fala das comportamentais. São elas: irresponsabilidade, narcisismo, rebeldia, dependência, negação do envelhecimento, ansiedade, entre outros.

Fique atento (a) se você não esta embarcando numa zona de conforto e por medo de mudanças ou outros tantos motivos,  esta vivendo uma vida de ilusão assim como na Terra do Nunca, esperando que algo ou alguém, resolva seus problemas como pessoas ou entidades.  Observe que para as crianças casa, comida e roupa lavada são um direito previsto em lei, já para os adultos são algo pelo que se tem que batalhar.

Leia mais em:
http://psicologofurlaneto.blogspot.com.br/2012/10/adultos-imaturos-sindrome-de-peter-pan.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Pan
http://www.leuromag.info/Peter-Pan-syndrome-children-men_a16.html


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lipoaspiração: aspectos psicológicos para o sucesso cirúrgico

                                      
  Os comentários sobre o falecimento da modelo Pamela Baris do Nascimento, em decorrência de uma lipoaspiração no último dia 19 de Outubro, aumentam pelo país e fazem coro com outros casos que não obtiveram sucesso. A impressa tem noticiado o caso como a moça tendo sido vítima de sua própria vaidade, mas na verdade muitos outros aspectos estão implicados neste contexto.
  A Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico estético que vem sendo beneficiado pela tecnologia cada vez mais ao longo do tempo. O sucesso da cirurgia vai depender não apenas do médico e do aparato de infraestrutura mas da pessoa que se submete, porque é um processo que se inicia no momento em que se decide e só termina alguns meses depois da cirurgia. Deve-se avaliar que uma cirurgia como esta retira uma determinada quantidade limitada de gordura, então, não é indicada para pessoas com índice de gordura muito acima do peso, nem abaixo. 
  A pessoa deve averiguar que imagem corporal tem si, se esta percepção condiz com a realidade. É importante também fazer uma consulta com bastante antecedência porque o médico pode pedir que emagreça.  Há pessoas que desejam economizar em todo o processo, inclusive na escolha do médico. Este comportamento pode ser prejudicial pois alguns médicos cirurgiões gerais e não especialistas em cirurgia plástica, tem realizado os procedimentos com um número maior de insucessos. Busque todas as informações possíveis sobre o(a) profissional. É importante fazer os exames de risco cirurgico que o médico indica.
  Outra dica é que o pensamento de economizar pode vir a ser negativo novamente na escolha do local da cirurgia, pois tem pessoas que escolhem realizar o precedimento em clínicas e não em hospitais. Após a cirurgia existe um tempo de internação, não adianta querer sair as pressas para casa para fazer esta ecomonia pois o hospital tem uma estrutura necessária. Não adianta fugir dos medicamentos que tem que tomar durante semanas após o procedimento e da fisioterapia que pode se estender por meses após a cirurgia, bem como o uso de cintas e talas protetoras.
  A ansiedade deve ser controlada pois pode acontecer da pessoa não se controlar e comer alimentos quando o médico os contraindica, pegar sol e fazer exercícios quando ainda não esta liberado, burlar as medicações e fisioterapias, e em casos extremos se submeter a cirurgia mais de uma vez sem uma real necessidade. Após tudo isso, vida normal com alimentação saudável e esporte para não engordar novamente!
  Lipoaspiração parecia o jeito fácil não é? Observe bem se a necessidade é física ou psicológica. Se a pessoa não seguir o pré-operatório, pós-operatório e estilo de vida subsequente, é melhor não fazer.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

5° Prêmio Medical Services: concorra!


  O Papo Terapêutico esta sempre ao seu lado trazendo informações de novidades que podem te ajudar. Se você é um profissional ou estudante da área de saúde, pode se inscrever no website http://www.medicalservices.com.br/ e concorrer ao 5° Prêmio Inovação Medical Services: Novos caminhos em saúde pública.
 As premiação serão de 3.000, 5.000, 7.000 e 15.000 reais. Se tiver interesse, cadastre-se gratuitamente no período de 20/09/2012 a 10/11/2012.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Materiais para nortear atuação em CRAS


 As dúvidas sobre a atuação individual e interdisciplinar em ambientes como o Centro de Referência de Assistência Social são grandes. Muitos profissionais estão literalmente "perdidos" nesta política pública que incentiva o trabalho interdisciplinar mas não indica necessariamente o passo a passo para chegar nos objetivos. Por isso, muitos profissionais sentem dificuldade em abrir mão de sua prática individualizada.
 O CRAS é uma unidade pública que se localiza em áreas de vulnerabilidade social, realizando serviços de proteção social básica, organizando e coordenando a rede de serviços sócio-assistenciais locais. Têm como função garantir segurança de convívio social e familiar, através de ações, cuidados e serviços que restabeleçam vínculos pessoais, familiares, de vizinhança e social.
 O CRAS conta com uma equipe mínima de psicólogos e assistentes sociais e encontra algumas diretrizes norteadoras em um Guia Técnico elaborado pelo MDS, no qual se propõe um trabalho conjunto destes profissionais.
 Tais diretrizes não apontam a especificidade dos profissionais em questão, como disse anteriormente. Por um lado, este guia formata as ações a serem desenvolvidas pelos técnicos do CRAS, sejam eles psicólogos ou assistentes sociais, por outro, define as atribuições sem levar em conta as particularidades da formação de cada profissão. A existência dessas diretrizes permite interrogar qual a função do psicólogo nas unidades do CRAS, já que o SUAS prevê a contratação obrigatória deste profissional.

Listo abaixo importante materiais  e temas do MDS – CNAS – CIT para serem explorados:

Tipificação dos Serviços Socioassistenciais – 2009 - http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/cras/documentos/Tipificacao%20Nacional%20de%20Servicos%20Socioassistenciais.pdf



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Carminha: surras naturalizadas em cada episódio

                                    

    A novela Avenida Brasil mais uma vez ganha destaque no Papo Terapêutico que busca levar a seus leitores informações e pensamento critico. Nesta postagem o destaque é a personagem Carminha que vem levando surras e é ofendida, praticamente a cada episódio nesta reta final da novela.
    As surras e festival de pancadarias são medidas punitivas e vingativas por parte de outros personagens de foram lesados por ela, contudo, deve se fazer a reflexão de que não necessariamente a violência irá funcionar como medida socioeducativa já que em algumas pessoas pode ter um ótimo efeito, pois a pessoa aprendeu a lição e em outras, pode causar um sentimento de ódio ainda maior.
   Geralmente as telenovelas exibem estas cenas fortes que devido ao enredo são ate apoiadas pelos telespectadores porem o diálogo deve estar em primeiro lugar.
   A lei Maria da Penha , os Direitos Humanos e outros complementos legais devem ser seguidos o máximo possível porque na vida real se um individuo agride outrem pode ocorrer outros desdobramentos e ate uma represália legal.


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Max surtou?


            Nos episódios mais recentes da novela Avenida Brasil, exibida pela rede globo, o personagem Max sofreu com acontecimentos que revelaram a todos seu passado e também passou por uma tentativa de assassinato por parte de sua própria amante. Estes foram acontecimentos estressores.
            
           Ele está visivelmente transtornado em seu estado emocional e se cogita um surto. Mas de que tipo? Afinal, existe o surto neurótico e o psicótico. Vou falar de cada um de forma resumida:
               
           O termo neurose indica desordens de sentidos e movimento, causadas por "efeitos gerais do sistema nervoso". O distúrbio neurótico se refere a qualquer desordem mental que causa tensão, mas não interfere    no pensamento racional ou na capacidade funcional da pessoa. Assim, a pessoa em surto neurótico, tem consciência de seus atos e não consegue controlá-los, pode ter uma explosão de raiva e ansiedade desproporcionais ao acontecimento.
          
         Já a psicose é um estado anormal de funcionamento psíquico em que a pessoa não tem a mesma noção da realidade que o neurótico. O tratamento com medicamentos apenas estabiliza o quadro. Nos momentos de crises ou surtos, o indivíduo pode ter delírios e alucinações.

Atentai bem...existem outros subtipos de surto dentro destas categorias que citei. Então vamos ver os próximos acontecimentos que a trama de João Emanuel Carneiro nos reserva.

sábado, 6 de outubro de 2012

Livros infantis gratuitos

  Olá pessoal, nesta postagem trago boas noticias! Eu gostaria de sempre trazer boas novas como esta: você pode participar de um movimento idealizado pelo Itaú através da Fundação Itaú Social, para incentivar a leitura das crianças e sem nenhum custo receber em sua casa livros infantis.
  Claro que o momento em que o adulto lê para a criança ele não só a esta incentivando para o desenvolvimento da leitura mas também seu discernimento,  senso crítico e esta estreitando seus laços afetivos com alguém que precisa e retribui carinho e atenção.
                                            http://www.itau.com.br/itaucrianca/#/home 


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Crianças Agressivas


As crianças desenvolvem os sentimentos assim como os adultos e estes podem ser negativos até para com aqueles em que elas amam e confiam ou contra outras crianças.  Geralmente o sentimento se torna perceptível a partir do comportamento que as crianças demonstram ao enfrentar os desafios das tarefas cotidianas, por meio de uma gama de atitudes impulsivas.
   Certo comportamento agressivo em crianças pequenas é comum, mas pode extrapolar. As pessoas que a educam, que vivem junto com a criança e até os profissionais que aparentemente possuem um papel marginal em sua vida, tem uma importante função, pois podem perceber suas fraquezas que originam o comportamento agressivo.
   Assim, se os pais e professores estão se sentindo perdidos no trato com a agressividade da criança, é muito sensato recorrer ao profissional de Psicologia, antes que estes adultos também se tornem agressivos com a criança devido ao esgotamento da paciência e a situação se torne um ciclo vicioso ou uma bola de neve ainda maior.
   Os profissionais da saúde mental podem averiguar como esta seu ego, que por sua vez está ligado a personalidade e mantem a noção da realidade. Um grande desafio é incentivar aos que convivem com a criança, e são significativos para ela, a não julgarem apenas baseados em momentos de “falhas” no cotidiano.
   Fica a dica: cuidado com o que você fala para a criança, pois a cada geração elas vêm se desenvolvendo com mais rapidez e podem aprender com cada atitude do outro. Cuidado ao aponta-la como culpada! Se o adulto culpa a criança por algo deve explicar detalhadamente sua culpa, do contrario a criança pode desdobrar esta situação em sentir-se como bode expiatório ou aprender a culpar os outros, entre outros.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comentário da reportagem Sorte: Você pode controlar a sua

                                                             
 Quem nunca jogou na loteria? Muitas pessoas se julgam sortudas, outras azaradas e se arriscam, tentam a sorte de alguma forma. O comportamento das pessoas que se julgam sortudas terá suas consequências, assim como o das pessoas que se consideram azaradas.
 Devido a discussão da postura dos indivíduos diante deste elemento abstrato, a reportagem da Super Interessante da edição número 309, me chamou a atenção e resolvi comentá-la sucintamente: foi dado destaque a maneira como a Psicologia  esta implicada conjuntamente com a matemática neste comportamento.
 Comprovaram as probabilidades de se ganhar em loterias, realizar acertos em situações de escolhas em que se desconhecem as opções ou "coincidências" de atletas bem sucedidos que aniversariam em datas próximas. Tudo tem sua lógica, apesar de que sorte é acaso, defendem que você pode influenciar este acaso a seu favor, logo existe a contribuição do estudo da Teoria do Caos, para que se compreenda melhor este acaso.
 Agir e se comportar com otimismo literalmente atrai a sorte, pois o indivíduo que se considera azarado, certamente não da abertura para que situações como bater um papo com alguém numa fila se transforme numa oportunidade de negocio, por exemplo.
 A maneira como se vê os acontecimentos é outro fator determinante pois quando alguém se envolve num acidente pode julgar azar de ter passado por transtornos ou sorte por estar são e salvo contando a história. Há quem tire proveito até da sorte de ter uma determinada genética, como famosas modelos, assim como pessoas que estudam minunciosamente algum feito não proposital que deu certo, para aumentar seu conhecimento e sorte de fazer bem novamente. 
 Abaixo, teste sua sorte! Responda às perguntas deste teste, Baseado nas teorias do psicólogo inglês Richard Wiseman - especialista no estudo da sorte

SORTE
Com que frequência você ganha em sorteios?
Você costuma encontrar pessoas que possam lhe ajudar de alguma forma?
Com qual frequência a sorte lhe ajuda a conseguir alguma coisa?
Some as respostas e divida por 3 para obter sua média de sorte.
AZAR
Com que frequência você perde em competições, sorteios e jogos?
Com que frequência sofre acidentes?
Com que frequência você tem azar?
Some suas respostas e divida por 3 para obter sua média de azar.
RESULTADO
Subtraia sua média de azar pela média da sorte. Depois, compare com a escala abaixo
-3 : Você é azarado. Mas pode mudar isso. Veja as dicas abaixo.
-2/ -1 / 0 / 1 / 2 : Você está na média - não pode se considerar especialmente sortudo nem azarado. 
3 : Parabéns, você tem mais sorte do que as outras pessoas. Aproveite.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Gastrite Nervosa

 Esta postagem foi inspirada em mim mesma que estou muito angustiada essa semana. Apesar de estudar a saúde mental, a minha deixou a desejar pois fui chamada para um concurso e não sei se poderei assumir pois eu já deveria ter me formado, mas com a greve das universidades federais, não foi possível ainda.

Nervosismo e ansiedade são reações biológicas do ser humano que antecedem situações de perigo real ou imaginário. Outros fatores que influem são os muitos conteúdos emocionais que ficam inconscientes ou deixados de lado propositadamente e num dado momento...vem a tona consumindo a mente e o corpo, são psicossomáticos. A gastrite consta nesta lista junto com alergias, asma, vitiligo, dermatite e outros.

 Os sintomas mais frequentes são dores no estomago, enjoos e sensação de queimação. O processo da gastrite nervosa ocorre fisicamente no estomago, que é revestido por uma mucosa que esta inflamada e psiquicamente por fatores emocionais, que desencadeiam o adoecimento. A crise dura cerca de 3 dias.

 Vamos aprender a distinguir: a gastrite pode ser cronica ou aguda, também conhecida por nervosa. Aquela se dá por infecção por bactéria e esta  por uso de medicamentos, estresse, físico ou psíquico. Claro que o tratamento vai envolver novas atitudes, hábitos e medicamentos, então se encaminhe para um médico e se for indicado faça o exame endoscopia. É um mal necessário.

 As dicas são buscar aliviar o stress, se possível com tratamento psicoterápico e esportes, cuidar da alimentação pegando leve nas frituras, chocolates, refrigerantes, café, frutas ácidas, ingerindo bastante água e tomando remédios que diminuam a secreção gástrica e protejam o estomago. 


sábado, 8 de setembro de 2012

Segunda edição da revista Papo Terapêutico

                                     
 Já esta prestes a sair a segunda edição da revista e vem com entrevista sobre violência sexual com a Ginecologista e Obstetra Dra Eliane Melo, reportagem sobre as instituições que cuidam da saúde mental no Ceará com a jornalista Lina Moscoso, dicas sobre pele e colágeno, questões sus,suas e muito mais!

                                                          

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Psicologizando a novela Avenida Brasil




A novela Avenida Brasil, produzida pela rede Globo de Televisão, é um sucesso total por mudanças constantes no enredo, destaques de tantos personagens, que não se pode afirmar haver apenas um protagonista, assim como um ritmo diferente de acontecimentos e claro, uma gama de assuntos ligados ao comportamento doentio, psicologia, psiquiatria,esporte e muito mais.
  A atriz Adriana Esteves, ganhou o premio Emmy de melhor atriz pelo papel de Carminha e certamente outros atores também irão ocupar lugar de destaque. Ultimamente tem sido constantes as cenas com assédio moral, internação involuntária, surtos de agressividade, o que faz a novela parecer um compêndio de psiquiatria forense, que lida com a interface da psiquiatria e a lei.
 O que se pode ver em diversos personagens é um traço em comum, a ideia fixa por algo, que pode interferir na consciencia e culminar em comportamento obsessivo, chegando a  neuroses obsessivo-compulsivas, que se caracterizam por pensamentos que o indivíduo tem dificuldade em fugir e que são muitas vezes desagradáveis, entre outros sintomas.
 Claro que muitas pessoas que são telespectadoras da novela arriscam seu palpite inclusive quanto as psicopatologias dos personagens, mas é preciso levar em consideração que cada pessoa tem sua história de vida e não é adequado julgar que alguém ”na vida real” possui determinado distúrbio, sem o parecer de um especialista. Pois o diagnostico leviano pode levar a uso de medicamento de forma inadequada.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Abertura do II Congresso de Saúde Pública do Piauí

  Nesta terça-feira, dia 28 de Agosto, foi realizada a abertura do II Congresso de Saúde Pública do Piauí ou  II COPISP: os desafios da saúde pública contemporânea e II Seminário de ensino na Saúde: a interdisciplinaridade no Ensino na Saúde, no auditório da Associação Comercial Parnaíba, no Porto das Barcas em Parnaíba-PI. O Papo Terapêutico não podia deixar de prestigiar o evento que já conta com cerca de 800 congressistas. A continuidade do evento ocorrerá no Sesc Praia em Luis Correia. A principal atração de abertura foi a palestra do Prof. Msc. Vinícius Oliveira. Confiram as fotos.





sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Governo assina acordo com técnicos das Universidades Federais e indefinição do ano letivo


                                            

  Matrículas do segundo semestre suspensas, indefinição sobre quando as aulas vão voltar e quando o ano letivo vai terminar. A greve dos professores das universidades federais completou três meses na sexta-feira, dia 17/08. Na maioria das unidades, as matrículas do segundo semestre ainda não foram feitas, e a previsão do Ministério da Educação é que o ano letivo siga até fevereiro de 2013 em várias instituições. 

 O governo assinou nesta sexta-feira, 24, o acordo com os técnicos e servidores administrativos das instituições federais de ensino superior ligados à Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra). A categoria aceitou o reajuste proposto pelo Ministério do Planejamento de 15,8%, escalonado nos próximos três anos, à razão de 5% ao ano.

 Agora só faltam aceitar a proposta duas entidades ligadas ao ensino superior, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) - que representa técnico-administrativos e professores - e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) - a entidade presente na maioria das universidades.
Já o Andes entregou ontem, ao MEC e ao Planejamento, e hoje, à Secretaria-Geral da Presidência da República, uma contraproposta em que abre mão do aumento de 25% a 40%, escalonado nos próximos três anos e pede um reajuste de 4% a cada vez em que um docente progredir na carreira. O governo já avisou que não reabrirá as negociações e o impacto da contraproposta no Orçamento seria de R$ 10 bilhões.

 O governo aposta no enfraquecimento do movimento grevista e a retomada das atividades em todas as instituições federais de ensino superior na próxima semana. A greve dos docentes já completou cem dias. O calendário da reposição das aulas deverá consumir as férias de fim de ano tanto dos docentes como dos técnicos.

Leia mais em:
G1